Pela internet, Elizeu Nascimento quer que governo divulgue a quantidade de medicamentos disponíveis na farmácia pública

A proposição visa evitar o desabastecimento e reduzir os impactos à população pela falta de medicamentos

Foto;reprodução/internet

Com o objetivo de dar publicidade e facilitar o acesso, da população, às informações sobre o estoque de medicamentos, disponíveis no Sistema Único de Saúde do Estado de Mato Grosso, o deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) indicou na sessão virtual realizada pela Assembleia Legislativa na manhã de hoje (03/06), ao Governador Mauro Mendes, extenso ao Secretário de Saúde Gilberto Figueiredo, a necessidade de divulgação, on-line, atualizada, do estoque de medicamentos.

 

A proposição também visa evitar o desabastecimento e reduzir os impactos à população, por falta de medicamentos. Na justificativa, o parlamentar diz que a divulgação irá permitir que a população em geral, especialmente aquelas que dependem de medicamentos de uso contínuo, tenham acesso às informações via aplicativo de celular ou no site da Secretaria Estadual de saúde, sobre os estoques e a previsão de reabastecimento. Munidos dessas informações, os cidadãos mato-grossenses poderão fiscalizar e cobrar dos responsáveis, providências, antes que aconteça o desabastecimento dos medicamentos, uma vez que, os processos para aquisições de remédios são lentos e burocráticos.

 

“A falta de medicamento é sempre um problema sério, que afeta ainda mais a saúde da pessoa que já está doente, e, em alguns casos, coloca em risco a vida do paciente. Os remédios essenciais, por lei, têm que ser providos pelo Estado, e em hipótese alguma pode faltar, principalmente os remédios de alto custo”, justifica Nascimento.

Por Gabriela Bomdespacho Von Eye

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Feito com muito 💜 por go7.com.br