Elizeu Nascimento quer a recuperação de áreas afetadas por incêndios

A proposta que determina a recuperação de terras queimadas foi apresentado em virtude dos incêndios que ocorreram no Pantanal de Mato Grosso

O deputado estadual sargento Elizeu Nascimento (DC), apresentou na terça-feira (20/10) na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, o Projeto de lei complementar nº 57/2020, que propõe ao governo do Estado usar recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente para a recuperação ambiental de áreas degradadas por incêndios de grandes proporções.

De acordo com o projeto, a aplicação dos recursos arrecadados pelo Fundo Estadual do Meio Ambiente poderá ser destinada para a recuperação de áreas protegidas pela Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000, degradadas por incêndios de grandes proporções, bem como para combatê-los, nos Biomas do Estado, observadas as normas previstas na Lei de Licitações e Contratos e nas leis orçamentárias e de responsabilidade fiscal.

Na justificativa o parlamentar argumenta que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações.

“É obrigação do Poder Público executar ações concretas para a promoção da preservação do meio ambiente e a proposição tem, justamente, esse objetivo que é o de garantir que parte dos recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente sejam destinados para a recuperação de áreas atingidas por incêndios , tal como a que ocorreu recentemente no nosso Pantanal mato-grossense”, justifica o parlamentar.

Somente no ano de 2020, o fogo já queimou mais de 10% de todo o território da maior planície alagada do mundo, o Pantanal mato-grossense, e matou centenas de animais e aves, no incêndio que está sendo considerado o maior, registrado, dos últimos 14 anos.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, mais de 95% dos casos de incêndios ocorrem por causa de ação humana intencional ou acidental. Quando o cidadão encontrar um foco de incêndio, por menor que ele seja, deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros de MT pelo 193.

Por Gabriela Bomdespacho Von Eye

Compartilhe este post!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤ por go7.site