Elizeu Nascimento presta homenagens aos componentes da Guarda Municipal de Várzea Grande

O parlamentar classificou a atuação dos guardas municipais como de grande importância para o bem-estar da população várzea-grandense

Em comemoração ao decimo nono aniversário da Guarda Municipal da cidade de Várzea Grande-MT, o deputado estadual Elizeu Nascimento (DC), realizou na manhã desta sexta-feira (13) uma homenagem aos guardas municipais do município, com entrega de moção de aplauso.

“Os profissionais da Guarda Municipal prestam um grande trabalho para a segurança pública da cidade, por isso estão de parabéns e merecem ser homenageados” disse o vice-prefeito do município, José Anderson Hazama.

“Quero agradecer o deputado Elizeu Nascimento por essa homenagem, e dizer que estou muito feliz, pois o meu pai foi o criador e o primeiro comandante da Guarda Municipal”, ressaltou Pablo Pereira, secretário de Administração do Município, que estava representado o senador Jaime Campos, no evento.

“Quero parabenizar o deputado Elizeu Nascimento por ter dispensado essa honraria aos guardas municipais do nosso município”, agradeceu Homero Dias, Comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande.

O parlamentar classificou a atuação dos guardas municipais como de grande importância para o bem-estar da população várzea-grandense”, “Eu conheço muito bem como é o dia a dia de trabalho dos profissionais da segurança pública, por isso faço essa homenagem aos componentes da Guarda Municipal de Várzea Grande, pelos relevantes serviços prestados a comunidade”, declarou o parlamentar.

Conheça um pouco da história da Guarda Municipal de Várzea Grande.

Várzea Grande foi o primeiro município de Mato Grosso a criar sua Guarda Municipal, com amparos na Constituição da República Federativa do Brasil e na Constituição do Estado de Mato Grosso. Suas atividades estão divididas em serviços operacionais, sociais e serviços de trânsito.

Uniformizada e armada, foi em 23 de fevereiro do ano de 2000, conforme Lei municipal nº 2.142/2.000, que a Guarda Municipal de Várzea Grande tornou-se uma realidade, na gestão do então prefeito Jaime Veríssimo de Campos e do Cel. Walter de Fátima Pereira como primeiro comandante.

Prevê, além da proteção dos bens de domínio e uso do poder público, o apoio na proteção dos serviços executados pela Prefeitura e nas funções de policiamento preventivo e ostensivo de segurança pública. Atua como agente da autoridade de trânsito e na segurança das escolas da rede municipal de ensino.

Os serviços operacionais são compostos por atividades de proteção do patrimônio público (bens, serviços e instalações), apoio à Polícia Militar e Polícia Civil nas ações de segurança pública, colaboração de execução de segurança e orientação em eventos públicos. Participa também da elaboração do planejamento para prevenção, preparação e resposta a ocorrência de desastres, defesa do meio ambiente e em apoio aos órgãos competentes.

Presta também serviços no auxílio ao transporte da população carente, principalmente a doentes e idosos ao Pronto Socorro Municipal, além do apoio aos serviços executados pelas diversas secretarias do município.

Trânsito – Nos serviços de trânsito, cabe à Guarda Municipal fiscalizar, controlar e atender aos acidentes sem vítimas, elaborando o boletim de ocorrência.

A GM atua na fiscalização, autuando condutores que cometerem infrações de trânsito. Também desenvolve parcerias com o DETRAN MT, realizando campanhas educativas com entrega de panfletos e abordagem direta aos condutores, orientando-os a adotarem um comportamento mais seguro e respeitar as leis, como exercício de cidadania.

Efetivo – Hoje a GMVG integra a Secretaria Municipal de Defesa Social que tem à frente como secretário interino e comandante da Guarda Municipal o senhor EVANDRO HOMERO DIAS, servidor de carreira, cuja experiência na corporação vem desde a sua fundação. A instituição possui 148 integrantes entre homens e mulheres. Os guardas municipais são admitidos via concurso público. A capacitação profissional tem sido realizada todos os meses do ano de forma constante, na procura da excelência de qualidade e eficiência nos serviços oferecidos, visando à plena satisfação da população.

Educação – A Guarda Municipal de Várzea Grande, dentre as várias atribuições da corporação vem desenvolvendo por meio da Guarda Cidadã, projetos sociais e educacionais. O ‘Teatro de Fantoche’ é uma atividade que visa ações de prevenção e educação cuja atuação se dá em escolas públicas, privadas e instituições da sociedade civil organizada. As áreas de atuação são educação no trânsito, Lei Maria da Penha, saúde preventiva, meio ambiente e combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

O Teatro de Fantoche sempre inovando com novos personagens e novos temas, dentre eles, educação para com as normas e sinalizações de trânsito, respeito ao idoso, valores morais, maus tratos e violência sexual contra crianças e adolescentes.

A apresentação é feita pelos próprios GM’S e faz o maior sucesso entre os estudantes.

Ronda escolar – A Guarda Municipal de Várzea Grande atua decisivamente na garantia da segurança nas escolas. As rondas escolares contemplam a rede municipal de ensino e Centros Municipais de Educação Infantil. Nas rondas, a GM conta com motocicletas, atuando em grupo, para a fiscalização. A proposta é manter um elo de confiabilidade entre os estudantes e a instituição, garantindo a tranqüilidade das aulas, prevenindo com isso, o ingresso de drogas e armas no ambiente escolar. Os Guardas da Ronda Escolar adentram as salas de aulas para repassar as crianças noções de civismo, respeito, etc.

Programa Crack, é possível vencer – A Guarda Municipal de Várzea Grande também conta com o programa “Crack, é possível vencer” que leva esperanças as famílias menos favorecidas. É um ônibus que vai até as comunidades onde os guardas fazem orientações sobre os riscos que as drogas causam aos dependentes, bem como as suas famílias.

Promovem as reabilitação e reintegração dos grupos de riscos vulneráveis à droga, a ação prevê também estabelecer laços de confiabilidade com a comunidade, intermediando os problemas relacionados à violência.

Patrulha Maria da Penha – A “Patrulha Maria da Penha” é um trabalho de acompanhamento às mulheres vítimas de violência doméstica que estão com medidas protetivas deferidas pelo Poder Judiciário no município. Os agressores também serão inseridos no “SER – Serviço Reflexivo para homens” e terão que participar de uma capacitação composta por 14 módulos, que será oferecida pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no CREAS, de Várzea Grande e CRAS, de Nossa Senhora de Livramento.

A Patrulha Maria da Penha é um dos eixos da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher de Várzea Grande. Durante as visitas, os integrantes da Patrulha vão fiscalizar o cumprimento dessas medidas e prestar as informações que as vítimas necessitam.

Compartilhe este post!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤ por go7.site