Deputado quer Programa de Percurso de Pacientes para portadores de neoplasia maligna de mama

O projeto busca facilitar o diagnóstico dando início do tratamento de forma célere

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) informam que o número estimado de novos casos de câncer no mundo, em 2020, foi de 15 milhões.  Pensando em uma maneira de amenizar a situação, o deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL) apresentou o Projeto de Lei nº 975/2021, na sessão de quarta-feira (20), o Programa de Percurso de Pacientes para portadores de neoplasia maligna de mama no Estado de Mato Grosso.

O objetivo do projeto de lei é fornecer orientação individual, suporte, educação, coordenação de cuidados e assistência aos pacientes desde o diagnóstico e ao longo do tratamento, reduzir as inúmeras barreiras impostas cotidianamente aos pacientes e familiares em situação de vulnerabilidade, bem como reduzir custos dos recursos utilizado. Contribuir para o controle e monitoramento de agravos e eventos em saúde relacionados às neoplasias, conforme estabelecido na Lei Federal n.º 13.685, de 25 de junho de 2018.

O texto ainda determina que o Programa de Percurso de Pacientes deverá estabelecer articulação com o Sistema Único de Saúde – SUS, visando a adequada orientação, tratamento, acompanhamento e monitoramento de pacientes.

Ao argumentar a apresentação do projeto, o deputado explicou que o intuito é ampliar a oferta de serviços já existentes e o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), “além de amparar mulheres que enfrentam a angústia e o tempo excessivo para ter acesso ao tratamento digno de câncer no Estado de Mato Grosso”, enfatizou Elizeu.

 Assim, o projeto busca facilitar o diagnóstico, dando início do tratamento de forma célere, além de melhor atender as pessoas diagnosticadas com neoplasia maligna no Estado de Mato Grosso.

Compartilhe este post!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Com muito ❤ por go7.site