Deputado quer instalação de academias para pessoas com deficiência

Elizeu Nascimento fez a indicação para instalação de academias em 17 municípios.

Foto: ELIEL TENORIO PEREIRA

Visando à melhoria na qualidade de vida da pessoa com deficiência, o deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) apresentou, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, uma indicação solicitando ao governador Mauro Mendes a instalação de academias de ginástica adaptadas, ao ar livre, na capital e em mais 16 municípios do interior. A proposição visa pomover acessibilidade, integração, inclusão e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

De acordo com o professor de educação física João Francisco, os benefícios da prática de atividades físicas para a pessoa com deficiência são muitos, entre eles estão aprimorar a força, agilidade, coordenação, flexibilidade motora e o equilíbrio, além de melhorar a condição cardiovascular dos praticantes. Outra vantagem é a oportunidade que a pessoa tem de socializar-se com as outras, possibilitando que elas se sintam bem emocional e psicologicamente.

“Sabemos que a prática de exercícios é essencial para a melhoria da qualidade de vida. Para a pessoa com deficiência, a atividade possui ainda mais importância por ajudar também na integração com a sociedade, além de contribuir para a diminuição de casos de depressão. Em muitas situações, os cadeirantes, por exemplo, se tornam prisioneiros em suas próprias casas”, aponta Elizeu Nascimento.

Na justificativa, o parlamentar argumenta que os aparelhos irão permitir a socialização das crianças e adultos com deficiência junto aos demais, pois atualmente a maioria dos parques públicos não são adaptados, e, em muitos casos, essas crianças não podem nem contar com a ajuda dos pais, porque os brinquedos não são acessíveis.

Os moradores das cidades de Nova Mutum, Denise, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Jangada, Cáceres, Alta Floresta, Vera, Arenápolis, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Sorriso, Sinop, Rondonópolis, Várzea Grande e da capital de Mato Grosso serão os primeiros a contar com os equipamentos adaptados se a reivindicação for atendida.

Fonte: GABRIELA BOMDESPACHO VON EYE / Gabinete do deputado Elizeu Nascimento

Compartilhe este post!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤ por go7.site