Deputado propõe criação de políticas de incentivo à doação de alimentos 

Elizeu Nascimento diz que a doação de alimentos deve ser incentivada, amparada e regulamentada pelo poder público 

Foto Eliel Tenório

O deputado Elizeu Nascimento (DC) apresentou nesta quarta-feira (03/06), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, uma indicação propondo ao governador de MT, a criação de políticas públicas de incentivo à doação de alimentos por empresas de beneficiamento, manipulação e ou comercialização de alimentos, situadas no Estado de Mato Grosso.

Para justificar a preposição, o parlamentar argumentou que o projeto visa o aproveitamento, o combate ao desperdício, promover a destinação dos alimentos, estimular a solidariedade e a participação da sociedade nas questões que afetam a coletividade, como a erradicação da fome e da miséria.

Neste momento, o país atravessa uma grande crise financeira, o desemprego e a fome atingem altos níveis, nunca antes registrados, no entanto, pesquisas revelam que todos os dias, toneladas de alimentos são descartados no lixo. Verifica-se também, que não existe uma política para proteger e incentivar os empresários que desejam realizar doações.

“Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 1,3 bilhão de toneladas são desperdiçadas ou se perdem ao longo das cadeias produtivas de alimentos, ou seja, 30% de toda a comida produzida por ano no mundo. Diante disso, o incentivo à doação de alimentos é uma medida mais do que necessária, principalmente, neste momento de crise mundial, como forma de minimizar o desperdício de alimentos, em condições adequadas para o consumo, e especialmente, como uma maneira de reduzir os graves impactos causados pela fome”, defende o parlamentar.

Por Gabriela Bomdespacho Von Eye

Compartilhe este post!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤ por go7.site