Deputado propõe consultório móvel para realização de exames gratuitos em mulheres

Elizeu Nascimento quer que o veículo visite os municípios para prestar atendimento gratuitamente para mulheres, sem necessidade de pedido médico

Com o objetivo de oferecer atendimentos para a população, feminina, na área da saúde, o deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Indicação de n° 3882/2019  solicitando ao governador Mauro Mendes, extenso à Secretaria de Estado de Saúde, a implantação de um consultório, móvel, intitulado de “Programa da Carreta da Mamografia” para a detecção precoce do câncer de mama, através de realização de consultas e exames em mulheres residentes nos municípios de Mato Grosso . A proposição foi apresentada no dia 3 de setembro (terça-feira).

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), o câncer de mama, que é a principal causa de morte na população feminina mundial, representa 27,5% do total de casos da doença em mulheres e é o mais incidente entre elas – seguido do câncer de colo de útero e do reto. Em Mato Grosso, o maior número de óbitos é na microrregião da Baixada Cuiabana, seguida da Sul mato-grossense e Teles Pires.

Caso a proposição seja atendida, a carreta, equipada com consultórios, oferecerá exames de mamografia grátis, sem necessidade de pedido médico, para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Os atendimentos serão extensivos a mulheres mais jovens, neste caso, será obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do sistema Único de Saúde (SUS), o pedido poderá ser tanto pela rede pública quanto particular.

” O objetivo dessa ação é ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia, e com isso, poder prevenir essa doença que mais mata mulheres no mundo”, justifica Elizeu Nascimento.

Compartilhe este post!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤ por go7.site