Deputado propõe utilização de pneus velhos para produção de asfalto

Além dos benefícios econômicos para o Estado de MT, a reciclagem de pneus também é uma alternativa para a preservação do meio ambiente 

Através do Projeto de lei nº 829/2020, no dia 23 de setembro, o deputado sargento Elizeu Nascimento (DC), propôs a utilização de massa asfáltica ecológica, produzida a partir da borracha de pneus inservíveis, nas estradas e rodovias situadas em MT.

 

Segundo pesquisas, o asfalto-borracha ou asfalto-ecológico pode até parecer uma novidade em pavimentação, mas não é. Usado nos Estados Unidos há mais de 40 anos, ele só começou a ser visto no Brasil por volta do ano 2000, depois que a patente que protegia a tecnologia venceu.  Pesquisadores afirmam que atualmente o Brasil possui mais de 8 mil km de estradas pavimentadas com asfalto-borracha.

 

De acordo com a proposição, caso seja aprovado, o governo de Mato Grosso poderá conceder incentivos fiscais às empresas para o cumprimento da proposta. O parlamentar esclarece que a utilização de borracha moída de pneus em asfalto é atualmente uma solução de engenharia para a destinação desse tipo de resíduo.

Além dos benefícios econômicos, para Nascimento a reciclagem de pneus é uma alternativa para a preservação do meio ambiente. “A partir de estudos técnicos, observou-se que o asfalto composto de borracha de pneus apresenta uma série de vantagens sobre o asfalto simples, como alta viscosidade, maior resistência ao calor, aumento da elasticidade, melhor aderência, maior resistência aos efeitos de combustíveis, redução de ruídos, aumento da vida útil da pavimentação, além disso ainda contribui para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, ressalta o parlamentar, em defesa da aprovação do projeto.

 

Elizeu Nascimento ainda esclarece que o produto já é empregado em outros  estados brasileiros, tais como, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

Por Gabriela Bomdespacho Von Eye

Compartilhe este post!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤ por go7.site