Deputado Elizeu Nascimento defende o projeto ‘Patrulha Maria da Penha’ em Tangará da Serra

Patrulha avalia riscos e monitora mulheres vítimas de violência

Em defesa das mulheres o deputado estadual recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa- ALMT nesta quarta-feira (27) a Sub Ten Berbel do 7º Comando Regional da Policia Militar- CR de Tangará da Serra que apresentou um projeto, ‘Patrulha Maria da Penha’.

O programa Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar consiste em realizar visitas regulares às mulheres que sofreram violência doméstica e que requereram medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha (11.340/2006). A partir do primeiro encontro, a equipe definirá a continuidade das próximas visitas, juntamente com as vítimas atendidas. Esse acompanhamento pode resultar na prisão em flagrante do agressor caso haja descumprimento de medidas protetivas de urgência. Além da PM, uma rede multidisciplinar atua em conjunto, como Poder Judiciário, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Polícia Civil.

A Sub Ten Berbel, contou como irá funcionar a ‘Patrulha Maria da Penha’. “Os policiais também visitarão a vítima para esclarecer o teor das medidas, o funcionamento do programa e fazer a avaliação de risco, que determinará a frequência das visitas realizadas pela patrulha. Além disso, será disponibilizado à vítima um número de telefone para falar diretamente com os militares quando estiver diante de algum risco ou ameaça. O contato entre a mulher e a força policial será direto e regular, com objetivo de proporcionar mais segurança a ela”, disse Berbel.

A iniciativa foi motivada pelo comandante do Cel PM Lara Filho que é 7º CR, com tudo que tem disponível em termos de competências, mediante engajamento, criatividade e mobilização, com intuito de colaborar com as soluções de problemas. Teve como inspiração o trabalho similar desenvolvido em outros munícipios, de Mato Grosso.

O 7º Comando Regional de Tangará da Serra atende 8 municípios da região (Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Barra do Bugres, Brasnorte, Denise, Nova Olímpia, Porto Estrela), “Patrulha Rede de Frente-Mulher Protegida, tem como objetivo a redução dos índices de violência doméstica contra a mulher, a implementação da política de proteção às vítimas, visando a promoção da justiça e da equidade social, essa é uma ação importante”, destacou o parlamentar.

     

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Feito com muito 💜 por go7.com.br