CPI consegue que Energisa suspenda aumento na tarifa em Mato Grosso

Aumento iria começar a valer nesta quinta-feira (8), porém após os trabalhos da CPI da Energisa foi anunciado pelo diretor da Aneel que o aumento da energia será postergado.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa estava preparada para realizar uma oitiva com os diretores da Aneel nesta quarta-feira (07), no entanto os diretores encaminhou um e-mail ontem às 21h avisando que não iriam participar. A reunião seguiu o rito normalmente pontuando e colocando em votação pontos importantes.

Foi aprovados assuntos importantes como o ofício respondido pela Aneel acatando o pedido feito no dia de ontem terça-feira (06) para consignar o não reajuste anual da tarifa de energia elétrica durante o período em que vigorarem medidas de contenção ao avanço da covid-19, e prorrogou o reajuste que seria feito em 08/04/2021. A agência via e-mail elogiou o empenho feito pela CPI em apresentar os reais motivos para que não ocorresse tal reajuste.

Durante a reunião foi aprovado o oficio nº 080/2021que tem o objetivo informar a comissão parlamentar de inquérito, o prazo de dias corridos, em caráter excepcional, relativamente aos encargos setoriais arrecadados na rubrica conta de desenvolvimento energético – CDE, os montantes anuais pagos pelos consumidores do mato grosso em suas contas de energia elétrica.

O presidente da CPI da Energisa Elizeu Nascimento (PSL) anunciou que os trabalhos presenciais da CPI irão ser suspensos, devido à pandemia. “É preciso oficializar a paralização para que seja bloqueado o tempo máximo que é de 180 dias. No entanto continuaremos trabalhando, a equipe técnica continuará lidando, até aprovamos que seja feita a realização do planejamento técnico para a CPI apontar solução a cerca do reajuste, principalmente antes ao índice”, destacou o presidente.

Elizeu ainda destacou sua preocupação em relação a essa postergação temporária. “Sabemos que essa postergação é temporária, por esse motivo a equipe técnica estará trabalhando arduamente para que não tenhamos um aumento de dois dígitos, o que está sendo cogitado de 16% até 19% como está previsto, vamos trabalhar para que a população não venha ser ainda mais lesado”, frisou Nascimento.

Participarão da reunião os parlamentares os membros da CPI da Energisa-MT, o presidente Elizeu Nascimento, relator Carlos Avallone e o deputado Faissal Calil.

Os diretores da Aneel que estavam convidados para a oitiva, encaminhou um e-mail às 21h informando que não iria comparecer á reunião.

A justifica do e-mail: A Aneel não poderá comparecer à reunião sobre o processo de formação e reajuste da tarifa devido a compromissos assumidos.

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Feito com muito 💜 por go7.com.br