Ciopaer recebeu nesta terça-feira (17) aeronave e veículos

O presidente da comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa deputado estadual Elizeu Nascimento (DC), participou da entrega oficial de uma aeronave e veículos para o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) nesta terça-feira (17). O evento aconteceu no hangar do Ciopaer, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

O Centro Integrado de Operações Aéreas ganha um avião 3 PT-Vem que estava em operação na unidade aérea da Sesp há oito anos. Avaliada em R$ 600 mil, a aeronave tem capacidade para quatro passageiros e dois tripulantes. O Ciopaer permaneceu como fiel depositário do avião até a liberação definitiva pela justiça.

As caminhonetes foram adquiridas com o recurso do leilão, cuja arrecadação foi de R$ 420 mil da aeronave Cessna e em boas condições de uso, realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). O Cessna estava há cinco anos sem utilização nas operações de segurança pública, pois foi substituído pela aeronave prefixo PP-HAR, apreendida em março de 2018, com 350 quilos de drogas.

Para o Coronel comandante PM Juliano Chiroli do Ciopaer a  ‘Cereja do bolo’ é assinatura oficial do TAC para efetivar dentre outros atendimentos , o serviço de UTI  Aéreo do Estado.

“A aeronave, modelo Cheyenne II, que está sob tutela do Estado, passa por reformas e adaptações para se tornar a primeira UTI aérea do Governo de Mato Grosso. O projeto gerou economia aos cofres do Poder Executivo e será utilizada em benefício da saúde pública. A previsão é que a UTI aérea passe a operar a partir de dezembro deste ano”, destacou o comandante.

Deputado Elizeu Nascimento é um grande incentivador e apoiador dos projetos de aviação da Segurança Pública. “Com a chegada desses novos veículos o apoio de solo estará fortalecido, essa ferramenta é importante para a Segurança Pública. Afinal, hoje o Ciopaer tem a capacidade de chegar aos pontos mais distantes no Estado de Mato Grosso, por meio de suas equipes, aeronaves e equipamentos de apoio”, relatou o parlamentar.

História

O Ciopaer foi criado e opera no estado há 13 anos. Entre janeiro e agosto deste ano, a unidade já participou de 635 operações e recuperou 80 veículos. Ao todo, foram voadas 1.191 horas em 2019, sendo 672 de helicóptero e 519 de avião, e, apoio a operações da segurança pública e meio ambiente.

Compartilhe este post!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤ por go7.site